Estamos de volta com mais uma aula, e dessa vez o nosso blog gratuito será feito no Blogger. Lembrando que serão apenas noções para você que esta na duvida da onde criar o seu site. Bora la!

A grande maioria dos blogs gratuitos que acesso são do Blogspot, são simples e bem completos, atendem bem as necessidades de quem esta começando, dão um ar bem profissional, alem de ser fácil de usar. E com a facilidade de que se você quiser ter um domínio próprio não precisa pagar hospedagem já que ele possui hospedagem própria, mas isso também tem alguns contras que vou explicar certinho nas próximas aulas.
Mas vamos para a parte pratica!

1- O primeiro passo é criar sua conta AQUI. E se você tem uma conta no Google com o seu Gmail fica bem mais simples se não vai ter que fazer.
2- Assim que sua conta for criada, você terá a opção de criar o seu blog. Escolha o titulo do seu blog, o endereço e o layout. Lembrando que você vai poder personalizar tudo depois.

3- A tela inicial é bem simples e fácil de entender. Tudo vem bem especificado e visualmente fácil de acessar.
Nela encontramos onde fazer seus posts, estatísticas, Layouts, ganhos, temas e etc, não tem segredo.

Vamos na ordem:
4- Postagens: Como o próprio nome diz, é o lugar onde você vai criar seu conteúdo, fazer suas postagens e publicar todos os seus pensamentos.

5- Estatísticas: Aqui é onde você vai acompanhar todas as visitas e como elas veem para o seu blog. É uma forma de saber como você chega no seu publico e ajuda muito nas formas de divulgação

6- Comentários: Bom, acho que não precisa explicar kkkk. Aqui você vai ter um contato com seus leitores, ler o que eles estão achando do seu trabalho.

7- Ganhos: Uma vantagem é a vinculação com o Google Adsense que também faz parte da Google. É uma forma de monetizar seu site, inserindo anúncios e ganhando uma graninha com o seu trabalho.

8- Campanhas: Se você quer atrair novos leitores ou manter os leitores atuais interessados em voltar, o Google AdWords pode ajudar seu blog a ter mais visibilidade. Sim, é uma forma de “impulsionar” seu blog.

9- Paginas: Crie paginas personalizadas de acordo com a necessidade do seu blog.

10- Layout: Adicione, remova e edite o estilo do seu blog. Clique e arraste para reorganizá-los.

 

Favicon: são pequenas imagens no formato *.ico com de cerca de 16×16 pixels que ficam guardados no seu site para visualização pelo navegador.

Navbar: barra de navegação do seu blog que da para personalizar de acordo com seu estilo.

Cabeçalho: É onde você vai colocar a imagem de cabeçalho do seu blog ou não, já que pode colocar apenas o nome e descrição.

Entre colunas: Se quiser pode Gadgets totalmente personalizável.

Principal: Onde você vai configurar as suas postagens e como ela vai ser apresentada aos seus leitores. Desde quantidade de postagens em uma pagina a titulo, marcadores, enfim, tudo que seus leitores vão ver.

Sidebar right: Coluna da direita, isso depende da sua escolha de layout. Tem muitos sites que não tem essa opção por escolha, mas se for colocar, tem as mesmas opções de Gadgets.

Footer: Dependendo da forma do seu layout vai ter 1,2,3…  E

Rodapé: Você pode atribuir direitos ao seu blog.

Dependendo do layout pode aparecer mais ou menos informações, mas é sempre da mesma forma, vai depender do estilo do seu blog e o que você quer inserir no layout. É sempre bom ter um modelo do estilo que você quer fazer para não se perder nas opções.

11- Voltando para o menu principal, o próximo é o tema.
No tema você vai alterar a imagem de fundo do seu blog, estilo de colunas, larguras de corpo de texto e colunas, estilo de fontes e cores, posição dos Gadgets, tudo de uma forma bem simplificada e fácil de personalizar.

Para quem esta começando o Blogger é o lugar mais indicado, as funcionalidades disponíveis são bem simples e fáceis de usar, além de ter as principais configurações editáveis no layout e uma grande variedade de Templates tanto no blogger, quanto para download gratuitamente.
Se você procura uma plataforma simples, gratuita e fácil de usar, eu te recomendo o Blogger, até o momento que atender as suas necessidades e depois de algum tempo se for necessário um upgrade a próxima aula é para você!
Eu fiz um blog super simples em mais ou menos meia hora mexendo no site sem nunca ter acessado e ficou assim (clica aqui). Atende muito bem as necessidades de alguém que esta começando e não tem a intenção de ter algum investimento logo de inicio, além de ser da Google, o que facilita o acesso ao Google+, Adsense e Analitycs, que vem vinculado.

Blog no Blogger: https://umbloggratis.blogspot.com.br/

A próxima aula sera uma comparação entre o Blogger (Blogspot) com o WordPress e enfim teremos o passo a passo para ter um blog mais profissional gastando bem pouco. Espero que o post de hoje tenha ajudado de alguma forma a dar uma clareada nas ideias e te ajudar a se identificar com o que fica melhor com o seu projeto. Qualquer duvida se puder ajudar, estarei aqui!
Grande beijo.

Talvez você goste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *