A postagem de hoje é a minha escolha em todos os sites que administro, e desse site que vocês estão acessando. Não comecei em outra plataforma e migrei, porque sempre tive em mente que queria algo profissional e que seria o melhor, então estamos a mais de um ano aqui!

A opção gratuita conta com temas personalizados para deixar seu blog bem profissional, totalmente responsivo e bem simples de acessar. E agora totalmente me português.
Eu pago hospedagem e tenho o WordPress instalado, mas como é para ensinar a usar o gratuito, vou fazer o passo a passo de um bem simples e mais para frente ensino a fazer o pago e o porque compensa.

O site para você criar o seu site é o www.wordpress.com, é aqui onde você vai hospedar o seu site gratuitamente sem necessitar de instalações. Mas tem algumas limitações como em todos os outros, o seu site fica com o domínio acompanhado de wordpress.com, exemplo:
www.umbloggratis.worpress.com

1- Uma das ventagens do WordPress é as opções disponíveis para você criar seu site. Pode ser blog, sites, lojas virtuais e portfólios. Escolha a que se enquadra no que você for fazer, no nosso caso aqui escolheremos a opção blog.

2- Escolha o seu nome de domínio e em seguida o plano. No nosso caso vamos escolher o gratuito e para finalizar seu cadastro, preencha o e-mail e sua senha.
a próxima tela é essa:

Estatísticas: Tenha métricas do sue site.  Veja visitas, de onde elas veem, curtidas, toda fonte de trafego.

3- O menu de personalização vem dividido em 3 partes: Manage, personalizar e configurar.

Manage

Paginas do site: Adiciona paginas ao seu site e edite.

Posts do blog: Crie e edite suas postagens.

Midia: Faça o upload das suas imagens. Na versão gratuita você tem apenas 3 gigas disponíveis.

Comentarios: Acompanhe os comentários dos seus leitores.

Personalizar
Temas: Tem muitos temas gratuitos e todos tem um ar muito profissional. Vai depender do estilo de site que você quer fazer e como você quer distribuir as informações no seu layout. Teste todos que você acha que se enquadra no que você quer.
4- Depois de escolher o seu tema, aparecera a opção de personalização:

5- É aqui na personalização que você vai dar personalidade ao seu site. Com opções de cores e imagens de fundo, cabeçalho, Widgets, estilo de fontes e tudo mais, explore muito cada item e veja em tempo real como vai ficando sue site

:arrow:Configurar
Comparilhamento: Cadastre e libere aqui todos os sues perfis em redes socias
Pessoas: Todos os seguidores do blog que se cadastraram, aparecem aqui. Também aparece sua “equipe”, as pessoas que você colocar como colaboradores.
Plugins: Tudo que você sentir falta no tema pode ser adicionado pelos Plugins. São muitas opções para todo tipo de personalização, e na minha opinião é um super diferencial do WordPress, as opções para SEO, otimização, são incríveis, mas não estão disponíveis na versão gratuita.

Dominios: Aqui você tem a opção de comprar o domínio próprio, mas eu não recomendo comprar por aqui por motivos que contarei no post da semana que vem.

Configuração: Configure toda a parte de escrita e leitura do seu blog. Crie categorias

 💡 O blog que fiz é esse aqui: umbloggratis.wordpress.com

É bem simples de publicar e de entender onde fica cada coisinha, e assim que você cria a sua conta, uma balão de ajuda vai te auxiliando a aprender como personalizar seu site.
Eu como comecei com a versão hospedada senti falta de bastante coisa que eu sempre tive acesso como: todos os Plugins, temas, opções de paginas e posts separados e não na configuração. Coisas simples que no geral fazem muita diferença, claro que não podemos cobrar perfeição de algo que é gratuito, e como disse em quase todas as postagens, que o que vai fazer a diferença de inicio não é o lugar que você escolhe para criar seu blog e sim todo o conteúdo que você prepara para seus leitores. Conforme o tempo passa, vale muito a pena investir em um produto pago que de um ar bem mais profissional ao seu trabalho.  

 

Talvez você goste

1 comment on “Blog gratuito no WordPress? Vale a pena?”

  1. A plataforma WordPress parece ser bem simples de mexer e ele é bastante profissional. O bom é que quem usa o WordPress tem opções de blog, site, loja, como você falou aqui no post. O WordPress é uma ótima plataforma, tem muitas vantagens boas, gostei de conhecer mais sobre a plataforma do WordPress, bjs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *