Se você quer ter um lugar na internet para chamar de seu, criar publicações daqueles assuntos que você adora falar, ter um blog de sucesso para compartilhar com seus amigos, você esta no lugar certo! Bem vindo a primeira serie do blog!

O primeiro passo é tomar a decisão de criar, e se você esta lendo isso é porque já passamos dessa etapa, certo?
🙂 E sobre o que você vai falar?
Bom, todos nós somos bons em alguma coisa, tem sempre algo que é a nossa cara ou que conseguimos aprender e ensinar com facilidade.
➡ Anota ai todos os possíveis assuntos que você pode falar, e nessa hora vale tudo, pensa em coisas que você gosta e se identifica e tem que ser assuntos que tenham a ver com você!
Isso vai fazer toda a diferença no próximo passo!

O próximo passo é escolher um nome, e não é qualquer nome, como o assunto tratado, o nome também tem que ser algo que diga muito sobre você e seu blog.
Pode ser seu nome? Sim, mas aconselho algo mais especifico!
Pode ser algo que já fale sobre o tema principal do blog, mas lembre-se sempre de escolher por aquilo que você quer ser lembrado, já que futuramente seu nome e trabalho pode ser vinculado ao nome que você escolher para o seu blog.


Escolha um nome relacionado ao tema
Pode parecer obvio, mas depois de saber sobre o que falar, fica muito mais fácil escolher um nome que vai combinar com o seu conteúdo e consequentemente com você.

Nome em português
Eu sei que é tentador escolher um nome em inglês para ficar mais chique e internacional, mas se segura e pensa no publico que quer atingir, onde ele mora e que língua que ele fala?

Pesquise no Google
Lembre-se que muitas visitas vem das pesquisas orgânicas do Google, isso significa que o nome pode influenciar e muito na quantidade de visitas que vão vir e se seu tema principal já estiver no titulo, melhor ainda, porque fica mais fácil de ser encontrado.

Nome X Endereço (url)
O ideal é que o nome seja o mesmo que vá na URL do seu blog. Isso facilita na identificação com o leitor. Pense como se fosse uma marca, quanto mais fácil de identificar, mais chances de fidelizar seu futuro leitor.

Pesquise se o endereço esta disponivel
Mesmo que você não pretenda comprar o domínio agora, considere a opção de que em algum momento você terá que comprar o seu próprio domínio, principalmente se a sua intenção for trabalhar com isso. Então pesquise bem e encontre algo que ainda não exista.

Ex: Bocarosablog123.blogspot.com
➡ Nome ligado a alguém que já existe e que não sera a sua imagem. Seja criativo e use o máximo de tempo excluindo possibilidades.

Escolha um nome curto e facil
Nomes curtos são mais fáceis de memorizar. Evite principalmente frases, números e letras repetidas.

Ex: Blog da Mariaah023.blogspot.com
As pessoas raramente vão saber colocar letras a mais ou números, fica difícil a memorização.

 💡 Uma dica de ouro: Faça um e-mail com o mesmo nome do seu blog, isso facilita futuros contatos e da um ar mais profissional.

Por hoje foi isso, se tiverem alguma duvida, deixem nos comentários que respondo o mais rápido possível e lembre-se que semana que vem teremos mais um encontro e falaremos sobre nichos.
Grande abraço e até a próxima semana!

Talvez você goste

24 comments on “Quero um blog: Dicas para escolher um nome perfeito”

  1. Quando eu criei meu blog Vinte Primaveras, fiquei a vida pesquisando, lendo textos e artigos de outros blogs sobre esse assunto e não conseguia pensar em nada. Depois pensando em minha idade e como mudei em relação ao meu conteúdo atual, Vinte Primaveras encaixou-se perfeitamente. Amei o post.

  2. Boas dicas, adorei o post! É difícil escolher um bom nome pra um blog né? Parece que tem um mundo de possibilidades e escolher o nome “perfeito” é bem mais difícil do que parece! É tipo dar nome ao filho heheheh
    Parabéns pelo post!

  3. O blogueiro quando decidi criar um blog a primeira coisa que ele tem que fazer é escolher o nome do blog. Essa hora é importante, você trouxe dicas muito boas, pois o nome é a peça chave do blog. Seu post vai ajudar muitos que estão iniciando um blog, suas dicas preciosas bjs.

  4. Ótimas dicas para quem está começando.
    Quando criei o meu fiquei muito em dúvida do nome sabe?
    Mas ai lembrei de como ficava de saco cheio e mau humor com as coisas da vida que as pessoas realmente não refletiam sobre. dai saiu o nome.

  5. olá! dica sensancional! eu demorei para criar o leituras de brain mas hoje sei que o nome é só meu! muita gente na ansiedade de criar um blog coloca qualquer nome, nome não é user de twitter que a gente enche de abobrinha pra achar algo disponível, e é beeem falido copiar nome de blog duplicando letra, como vocÊ citou, boca rosa, as vezes é mesmo deixar próximo demais tipo depoisdosvinte.blogspot.com esse nome já está marcado como depois dos 15, é da Bruna Vieira, perde o impacto colocar qualquer outro número, o 15 é oficial hahaha

  6. Olá!
    Adorei seu post, o nome do blog é literalmente tudo, define muita coisa e te deia motivado pra continuar postando. Então tem que ser uma escolha muito bem feita e você abordou pontos muito interessantes para a construção desses nomes. Beijos!

  7. Oie, tudo bem? Essas dicas são sempre válidas e ajudam muito quem está começando ou pensa em fazer algumas alterações. Criar um nome próprio e que não esteja ligado a ninguém que já está na mídia é uma das mais importantes. Usar números no link também faz o leitor se perder e fica mais difícil de gravar sua marca. Beijos, Érika =^.^=

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *