Depois de termos passado por todas as etapas até aqui, chegou  hora de tomar mais uma decisão: escolher onde você vai hospedar o seu site e entender melhor como isso funciona. Bora la!

Para que o seu site possa ser encontrado na internet, ele precisa estar “disponível” em um lugar que chamamos de servidor. Para quem não sabe, servidor é um computador parecido com o que temos em casa, mais especifico para armazenar arquivos e deixa-los disponíveis para serem acessador por outros computadores.

Servidor Web é um sistema informático que aloja e apresenta páginas Web e aplicações.

O termo hospedagem de site esta relacionado ao servidor que armazena e disponibiliza o seu site na internet. O seu site será um conjunto de arquivos que para ser acessado precisa ser baixado e lido por navegadores. Se os arquivos que compõe seu site estão armazenados em “x” servidor, dizemos que ele esta hospedado nesse servidor.
Uma empresa de hospedagem é a forma mais segura poie é especializado em manter centenas e até milhares de servidores funcionando, garantindo a segurança dos seus dados e deu site funcionando em tempo integral.

💡 O que levar em consideração na hora de contratar um serviço de hospedagem?
Existem diversos tipos de hospedagem, e muitas empresas que fornecem esse serviço. Vamos falar um pouco sobre os pontos mais importantes na hora de escolher pelo melhor serviço.

➡ Espaço em disco:
É o espaço que o seu site pode utilizar no serviço e é medido em megabytes (MB) ou gigabytes (GB).
Alguns fornecem um espaço limitado e outros oferecem hospedagem ilimitada, mas todos tem um limite máximo.
O que se deve ser observado em relação ao espaço, é: Se o espaço for limitado, veja se esse valor vai ser suficiente para armazenar os arquivos do seu site, e se inclui e-mail já que esse também ocupa espaço.

Trafego
É sobre a quantidade de dados que serão transferidos quando uma pessoa acessa e navega no seu site ou quando você o atualiza. Isso acontece porque cada usuário que acessa o seu site faz downloads de arquivos.
É bom ficar atento a planos e serviços de hospedagem já que sites com trafego crescente costumam ter problemas e precisam trocar para uma hospedagem mais robusta, para que seu site não saia do ar em momentos de picos de acesso.

Numero de domínios
Ja vimos o que é um domínio e para o que ele serve. Alguns planos de hospedagem permitem apenas um domínio, outros um numero determinado ou domínios ilimitados.
Se você possui apenas um site, vale a pena o serviço básico, mas se você possui vários domínios ou tem a intenção de expandir, invista em um plano maior que permite a inclusão de mais domínios.

Isso é o mais básico para se levar em conta, além dos valores. Como sempre vale a pena pesquisar, ter bem claro os seus objetivos e o que você vai precisar. No meu caso, utilizo os serviços da Hostgator e nunca tive problemas, e além da facilidade de tirar duvidas no suporte 24 horas. 

Esses valores são de Dezembro/Janeiro 2017/2018

Comecei com um plano básico e depois de 6 meses fiz um upgrade para uma conta business sem nenhum problema, e até agora tem atendido todas as minhas necessidades, mas pesquisem bem porque tudo tem que ser levado em consideração.

Espero ter ajudado de alguma forma, a regra que vale aqui é a mesma para todos os posts, vai depender muito dos seus objetivos e se um dia seus objetivos mudarem todo o resto também muda, como tudo na vida.
Alguém usa o serviço de outras empresas? Como esta sendo para vocês?

Talvez você goste

2 comments on “Como escolher o serviço de hospedagem para seu blog?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *