O setembro amarelo é o mês que foi escolhido para a prevenção ao suicídio e o post de hoje é para falar sobre a importância dessa ação! Bora la!

Setembro amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, tendo como objetivo principal alertar a população sobre a real situação do suicídio no Brasil e no mundo, como prevenir e identificar. Acontece desde 2015 no mês de setembro e tem a cor amarela quase sempre.


➡ Apenas hoje até o final do dia 32 brasileiros vão morrer por suicídio. 9 em cada 10 dessas mortes poderiam ter sido evitadas.
➡ São 830 brasileiros que buscam a morte todos os dias, o que dá uma média de uma pessoa a cada dois minutos.
➡ A causa mais comum, com aproximadamente 70% dos suicídios é a depressão.
➡ Aproximadamente 800 mil pessoas se matam a cada ano, 2200 a cada dia, e a cada 40 segundos um caso é registrado no mundo.
➡ No Brasil são quase 12 mil casos todos os anos
➡ Tirar a vida é a segunda principal causa de morte em todo o mundo para pessoas de 15 a 29 anos de idade e a quarta entre pessoas de 15 a 44 anos de idade.
➡ O Brasil é o 8º país com mais casos de suicídio no mundo
➡ Estima-se que em torno de 10 a 20 milhões de tentativas de suicídio frustrados a cada ano.
➡ Estudos indicam que a maioria das ocorrências acontecem na parte nobre da cidade, ou seja, os mais abastados se matam mais./span>


A definição de suicídio é o ato intencional de tirar a própria vida, mas já pararam para pensar o que realmente leva uma pessoa a tirar a própria vida?
Entre os principais motivos estão esquizofrenia, depressão, abuso de drogas, alcoolismo, transtornos psiquiátricos, dificuldades financeiras ou profissionais, perdas afetivas, problemas de relacionamento e por ai vai, mas vamos conversar um pouco sobre o assunto?

Eu tenho a mente muito aberta para esse tipo de assunto, acredito que temos que manter as pessoas que nos fazem bem por perto, mas acima de tudo alimentar o que nos faz bem todos os dias, acredito que tudo que alimentamos dentro de nós é o que somos, o que nos move, seja para o lado bom ou para o ruim.
É super normal ter momentos ruins, se sentir triste, se decepcionar com situações e com pessoas também, mas não devemos permitir que esses sentimentos nos domine e que nos defina em momento nenhum das nossas vidas. Sinta o que precisa ser sentido, viva o que precisa ser vivido e levante-se, reinvente-se, porque a unica pessoa no mundo capaz de virar a pagina é você, mas isso não quer dizer que você precise passar por tudo isso sozinho (a), nessas fases difíceis da vida mantenha pessoas boas por perto, abra o seu coração com pessoas que confie mas não dependa delas para tomar decisões que vão te fazer bem.

Eu já passei por uma situação assim a uns anos atras, sentia uma tristeza imensa dentro de mim, parecia que nada tinha graça, não via alegria em nada e nem sentido para estar aqui, ficava sozinha no meu mundo pensando e me afastava de qualquer pessoa que poderia notar e quem sabe me ajudar, fingia me sentir bem para evitar perguntas e empurrava dia apos dia, até que um dia cansei. Cansei de ver as pessoas vivendo e eu simplesmente existindo, passei no médico porque não sabia por onde começar a mudar e me passaram uma lista de remédio, mas eu sabia que não eram receitas e comprimidos que iriam me tirar daquele buraco que eu me permiti entrar, apenas eu poderia sair daquela situação.
Depois de passar por esse choque de realidade, porque no momento em que parei para ver minha situação, foi um choque imenso de realidade porque não tinha perspectiva com 20 e poucos anos, e o que seria da minha vida se me mante-se assim, os sonhos que eu tinha para minha vida estavam em algum lugar dentro de mim e eu achava que ser adulta era esquecer de tudo que eu queria quando criança, mas não é, e precisei sofrer para perceber que eu cresci mas nada dentro de mim precisava mudar.
Enfim, fiz uma lista de tudo que me fazia sofrer, tudo mesmo e pedia pra Deus todos os dias força para mudar. Não queria ser mais aquela pessoa, e em silencio comecei a tomar decisões diferentes toda vez que tinha chance.
Mudei de dentro para fora, claro que não foi fácil e muitas pessoas que passaram pela minha vida me ensinaram a não ser como elas e fui evoluindo como pessoa e me descobrindo, ainda tem situações em que me perco e me sinto perdida mesmo sabendo exatamente onde estou, não é fácil, mas luto todos os dias e não permito entrar mais naquele buraco, porque eu sei exatamente o caminho e sei o que me leva pra la, então afasto tudo que eu sei que me faz mal e me aproximo e luto por tudo aquilo que me faz bem.
O segredo? Para de pensar nos outros, no que os outros vão pensar, você é único e o fato de você ser único te da toda liberdade de ser quem você quer ser. Anote todos os seus sonhos, por mais loucos e impossíveis que eles pareçam, não desista deles e eles não vão desistir de você!
Viva cada dia de uma vez e a cada dia de um passo em direção dos seus sonhos e vai chegar uma hora que seus sonhos vão preencher o vazio do seu coração e a cada dia você vai acordar com mais cede e vontade de realizar seus sonhos! A vida é unica e tão grandiosa, faça diferente, não seja metade de nada nem de ninguém, você é inteiro demais para isso!

Eu me empolgo com esse assunto, porque sei como é, como é difícil, mas estamos aqui, para ajudar quem precisa porque a vida é curta demais para olharmos apenas para o que nós sentimos. Sinto muito pelas pessoas que não encontraram ajuda, ou que não tiveram um abraço no momento de solidão, sinto muito mesmo pelos momentos que você precisava de um ombro amigo e não encontrou, mas saiba que mesmo sem te conhecer estou aqui e acredito que nada acontece por acaso, tem coisas que são lições outras simples acontecimentos, mas a maioria das coisas que te fazem sofrer é para te fortalecer, te preparar para a força que você precisa ter para conquistar a vida maravilhosa que você vai ter depois de superar toda essa dor!

Imagens: www.instagram.com/aqueleeita
Fontes: Aqui

Espero que tenham gostado do post e confesso que uma lagrima escorreu dos meus olhos enquanto escrevia, grande beijo, fiquem todos com Deus e até o proximo post!

POSTS RELACIONADOS:

Primeira postagem do blog
Você já se amou hoje?

65 comments on “Setembro amarelo: prevenção ao suicídio”

  1. AMEI seu post, parabéns! Também fiz uma postagem sobre Setembro Amarelo, e acho que quanto mais gente divulgar, melhor. É um problema sério, que precisa de atenção. Além do CVV, tem um projeto novo, o FALE. fa-le.blogspot.com vale a pena conferir

    • Que mara, eu não sabia disso!
      Temos que falar sempre, parece que tem assuntos que as pessoas tem medo de falar sobre, mas tem muita gente precisando ouvir, ou por estar passando pela situação ou por conviver com pessoas que estão.

  2. A cada dia aumenta mais! É alarmante e assustador o número de casos! É preocupante que as coisas acontecem tão perto e as vezes percebemos tarde demais.

  3. Assisto uma série chamada The Fosters que fala muito sobre isso. É muito boa a forma como eles tratam o tema e não é forçado. Entra e você mesmo acaba se surpreendendo, assim como os personagens. E é legal pra você ver que nem sempre as pessoas mostram, nem mesmo os personagens, o quanto estão sofrendo.

  4. cara que post mais lindo, muito feliz em saber que existem pessoas que se preocupam com o proximo eu sofro com ansiedade e depressão e sei como e ruim ter e nao ter um apoio, o blog me deu esse apoio e quando vejo vcs postando coisas sobre o assunto fico ainda mais forte, obg e parabens pela atitude !

  5. Este tema é muito importante e delicado. Eu abordei no meu blog quando falei da depressão na adolescência, mas parece que as pessoas nao gostam e nao estao preparadas para lidar com essa realidade. Parabéns pela sua inciativa!

  6. Essa é uma campanha muito importante para toda a sociedade, muitos estão perdendo a vida por causa da depressão. Temos que ajudar essas pessoas dando apoio, conversando com elas, essa campanha deveria ser mais divulgada pela mídia, pois todos devem saber ótimo o post com informações importantes, bjs.

  7. Meu Deus. Estou sem palavras!
    Amei o texto, amei demais.
    Tudo o que precisava ouvir, estou com o coração na mão depois desse texto. Vou até salvar alguns trechos pra não me esquecer rsrs
    Obrigada por esse texto maravilhoso ❤
    Beijos

  8. Olá!
    Esse tema me toca bastante porque já vi muitas pessoas conhecidas que, infelizmente, recorreram a essa prática. Acredito que essa campanha é de muita importância para ajudar pessoas que estão passando por essa situação. Eu super apoio.

    Abraço!

  9. Oi, tudo bem?
    Que post maravilhoso! Ele tá tão bonito e tão carregado de amor, chega tem um mar nos meus olhos. Infelizmente eu perdi um ente querido, a gente sempre vai ficar com aquela sensação de que poderíamos ter amado mais ou ajudado mais. Realmente, nós precisamos de mais amor!
    XOXO

  10. Oii!!
    Parabéns pelo post, precisamos falar disso, precisamos cuidar das pessoas que sofrem de depressão, precisamos respeitar e precisamos amar .
    Os dados são chocantes mas como dito no post a maioria dos suicídios poderiam ser evitados.
    Parabéns pelo post e pela empatia
    bjs

  11. ola tudo bem ? Seu post é super concientizador , e nessesário porque as vezes
    as coisas estão acontecendo em nosso olhos e não percebemos.
    Nesses casos precizamos estar preparados e ajudar . Bjssss

  12. Nossa!!! Que lindo seu post! Um tema muito importante. Apesar de ser um tabu, acho que de um modo ou outro quase todos nós já pensamos em desistir da vida. Mas ela é tão curta e bela e tudo passa. O mais importante mesmo é saber que tem alguém que se importa conosco, que sentirá nossa falta. E triste mesmo quem não tem isso. Adorei o tema e sua sensibilidade. bjs

  13. Falou tudo! Os dados me assustaram, eu não tinha conhecimento desses números. É uma coisa muito difícil (a depressão), ninguém nunca vai entender totalmente como o outro se sente, mas podemos nos colocar no lugar uns dos outros e ter um pouco mais de empatia. É o que o mundo tá precisando…

  14. Olá!
    Parabéns pelo post, precisamos conscientizar as pessoas que a dor é passageira, que a solidão não é mais forte que ela, e também precisamos falar mais sobre isso, falar da depressão e suicídio não iriam induzir as pessoas, e sim ajuda-las, precisamos prestar mais atenção uns nos outros, pois o mundo anda tão cruel e solitário. ótimo post!

    beijos!
    https://blogdatahis.blogspot.com.br/

  15. Foi um dos melhores posts que já li falando sobre o suicídio, geralmente as pessoas são mais rasas e só apresentam pontos que já conhecemos, mas você se aprofundou e conseguiu mostrar o interior do problema, que pode estar em qualquer um de nós sem importar condições financeiras, posições ou condições sociais, basta que o indivíduo esteja em conflito consigo mesmo, com o seu valor na vida das pessoas e não consegue encontrar sentido nessa vida passageira.
    O maior problema é o tabu construído sobre o suicídio, evita-se debater o tema, as pessoas parecem fugir da palavra, mas precisamos agir feitos a sociedade madura que somos e encararmos o desafio de frente, essa mania de fazer vista grossa já levou milhões de pessoas, já matou infinitos sonhos…
    Abraços 😊

  16. Realmente, o mundo de hoje em dia está cada vez mais triste, cada dia que passa aumenta cada 10% de mortes que levam as pessoas ao suicídio, muitas vezes são por causa da depressão. Essa campanha está sendo importante, concordo em partes no que você disse no post. Mas o que me assustou agora foi: Os dados, porque eu não tinha a menor ideia desses números. Portanto, ninguém nunca vai entender totalmente como o outro se sente, a depressão é uma doença, não é frescura, mas podemos nos colocar no lugar uns dos outros e ter um pouco de empatia. O mundo precisa disso. Só paz e amor.

    Bjs

  17. Muito bom o post, completo e sem tabu. Já perdi amigos assim, e já consegui evitar que mais um chegasse a esse fim tão triste. A morte é certa, mas dói mais para parentes e amigos quando ela é provocada, porque você vai ficar se culpando por não ter percebido, ou por não ter ajudado.

  18. Super importante seu post.
    Muita gente trata o suicidio, como coisa banal.
    Muitas vezes quem vai cometer isso, dá sinais claros que está passando por coisas ruins.
    E nós ñ levamos em conta.

    Beijos

  19. Todas as campanhas são importantes, mas algumas tem uma urgência maior no meu ponto de vista, tenho depressão e sei como é estar no fundo do poço …
    Muitas pessoas estão morrendo dessa doença que muito avaliam como frescura!
    Bjs (•‿•)

  20. Ótimo post, muito importante essa campanha e que as pessoas se concientizem todos os meses do ano, ter mais empatia pelo próximo, só quem passa por essas dores entende, pode ser tudo menos frescura. Bjs

  21. Adorei o post e é sempre maravilhoso saber que alguém ainda se preocupa com o próximo nesse mundo tão corrido. Fiquei assustado com as estatísticas, é chocante saber dos números aqui no Brasil. É preciso prestar atenção às pessoas que estão à nossa volta, pois alguém pode estar precisando da gente naquele momento.

  22. OTimo post, esta conscientização é muito importante, e adorei ler todos os posts q vi a respeito, esse problema é sério e sei pois já passei por isso, tive muito apoio mas infelizmente tem gente q não tem e acaba acontecendo o pior.

  23. Boa tarde, como vai?
    qUE MARAVILHA O SEU POST, ja me fez uma ótima reflexão e me icentivou bastante. Confesso que ate entao nao conhecia o verdadeiro significado do setempo amarelo, mas agora que li o seu post ficou bem mais esclaresido. beijos

  24. Nossa temos que falar muitp disso ,muitas pessoas se matam por as vezes não ter com quem se abrir ou achar que não tem mais jeito.Eu passei por um situação que só não fiz merda porque tinha pessoas que perceberam e tiveram diaposto a me ajudar. Amei parabéns.

  25. Nossa fiquei impressionada com as estatísticas. É muita gente morrendo as vezes do nosso lado e não percebemos.
    O post ficou super informativo. Parabéns pela iniciativa.
    Beijos

  26. Olá!
    Achei muito bacana sua iniciativa em levar ao conhecimento das pessoas esse assunto que devemos abordar mais, pois infelizmente o número de suicídio no Brasil so tem aumentado.
    Beijos

  27. Olá, tudo bem?
    Suicídio é um tema muito falado em Portugal, mas já sabia que o Brasil tinha esses números exorbitantes.
    Tenho 17 anos, e já tentei o suicídio duas vezes, estava bastante mal, mas pensando bem, HOJE EM DIA JAMAIS PENSARIA NISSO!
    A vida é bela demais para não a viver,
    uma grande abraço 🙂

  28. Olá!
    Seu texto está ótimo, muito bem escrito e cheio de informações. A gente precisa mesmo prestar mais atenção nas pessoas, uma pessoa a cada dois minutos é um numero alarmante. Que possamos ter empatia e ajudar mais as pessoas!

  29. oi!
    Infelizmente o suicidio tem aumentado muito, e pouco se faz para combater isso. Por isso esta campanha sempre é bem vista, e deveria ser mantida pelo ano todo. Temos que levar um consolo a todos que sofrem…
    bjo

  30. Parabéns por abordarem um assunto de extrema importância aqui no blog, quanto mais pessoas lerem sobre e compartilharem melhor, assim tem como ajudar muitas pessoas. Beijo

  31. Jacke gostei muito do seu blog tem assunto que agente acaba ser envolvendo. Achei muito legal esse POST em parte me fez lembrar de mim mesmo por muitas vezes tentei me matar de diversas formas mas no final encontrei uma amiga de verdade que mundos meu modo de pensar

  32. Oi Jackie! Cara,que texto incrível, também mexeu um bocado comigo e me lembro de uma fase da vida em que eu era como você mesma descreveu “apenas existia enquanto as pessoas viviam felizes”. Cara,como aquilo era ruim e doía muito, muito mesmo… Dou graças a Deus por ter superado isso com o apoio dos meus amigos e de um padre que me ouviu e me aconselhou. Mas isso é muito sério e precisa ser mais divulgado. Fiquei chocada ao saber a quantidade de pessoas que pensam em morrer a cada dois minutos! Isso é assustador!
    Bjks!

  33. Eu amei muito o setembro amarelo, pois eu sei bem como é passar por momentos na vida da gente que a única coisa que pensamos é nos suicidar. E eu sei que é muito satisfatório receber ajuda, receber apoio nos momentos difíceis.
    Parabéns pelo post.
    Bjs.

  34. Setembro amarelo, um projeto importante para todos, onde devemos nos conscientizar a respeito para a prevenção e também para poder ajudar, dando apoio a muitas pessoas que precisam. Apoiamos essa causa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *